Prepare sua próxima viagem usando a realidade virtual

O objetivo principal do portal Travel TV Brasil é informar através de experiências imersivas em realidade virtual.

Prepare sua próxima viagem usando a realidade virtual

Em janeiro de 2019, completo 36 anos de jornalismo e uma década como especialista em viagem. Em 2010 criei o blog Mochileiro40tao graças a um mochilão de 20 dias pela Itália e Suíça. Nessa ocasião, produzi mais de 20 programas de TV que foram exibidos em 14 emissoras de tv's a cabo espalhadas pelo país.

Recordo que as músicas ainda eram armazenadas em um MP3 Player xing ling, as ligações para casa eram realizadas através dos telefones públicos e o acesso à internet ainda era restrita às lan houses ou computadores - pagos por hora - na recepção dos hostels.

Só refrescando a memória de todos, o iPhone havia sido lançado dois anos antes e ainda era um caríssimo objeto de desejo para muitas pessoas. A loja de aplicativos da Apple só viria em 2008 e com elas, as inúmeras ferramentas úteis para os viajantes.

Em 2011 voltei para um segundo mochilão e o cenário tecnológico já era outro: os smartphones estavam se popularizando - e barateando - com o lançamento do sistema Android com inúmeras marcas e modelos.

Mesmo assim, ainda não era essa festa abundante de modelos e preços baixos que hoje temos. Nessa viagem levei um minibook Dell e uma camcorder Sony e me achei o máximo em poder viajar com "tanta tecnologia" dentro da mochila.

Eduardo Sona, jornalista de viagens
Eduardo Sona, jornalista de viagens

Pulando para 2018, penso duas vezes antes de levar a máquina fotográfica profissional ou qualquer tipo de computador na mochila. Meu equipamento se resume a um smartphone com uma ótima câmera, um generoso cartão de memória e minha câmera 360º.

Para acessar a internet ou ligar para a casa, basta comprar um chip pré-pago com 4G e a minha vida está resolvida. Definitivamente, viajar ficou mais leve e fácil.

A partir da viagem realizada em abril deste ano (2018), notei que a tecnologia para produzir matérias em fotos e vídeos já não é mais problema para um jornalista viajante. O smartphone faz boa parte do trabalho. Tudo ficou fácil, prático e barato.

Mas, o que me chamou a atenção foi que, apesar do volume absurdo de informações disponíveis na internet, o viajante ainda sente falta de relatos isentos de experiências por parte dos blogueiros e imprensa especializada.

Tudo e todos os lugares são lindos e maravilhosos, embora saibamos que a vida não funciona dessa maneira. Foi pensando nessa necessidade que surgiu a ideia de utilizar os recursos de Realidade Virtual no portal como forma de ampliar o leque de informações visuais aos leitores.

A tecnologia da realidade virtual já pode ser usada em dispositivos móveis
A tecnologia da realidade virtual já pode ser usada em dispositivos móveis

A proposta do portal Travel TV Brasil é a de proporcionar um novo estilo de jornalismo de viagem onde o conteúdo é apresentado através de fotos 360 graus, narração e som ambiente. Tudo isso complementado com mapas, textos e fotos.

A ideia é de que o leitor sinta-se um membro da equipe!

Ao disponibilizar galerias de fotos 360 graus dos locais visitados acompanhadas de narração, o leitor passará pela experiência imersiva de estar conosco naquele local e naquele momento.

O portal travel.tv.br foi projetado para ser usado com extrema facilidade e sem a necessidade de equipamentos sofisticados. Seu acesso pode ser feito por qualquer computador, tablet ou smartphone.

Para os usuários que possuem óculos de realidade virtual ou cardboard, a experiência imersiva será muito mais realista.

A ideia é não parar por aqui: novos recursos estão sendo estudados e, aos poucos, vamos implementando-os. Nosso objetivo é proporcionar experiências virtuais em turismo ajudando, cada vez mais, na escolha de seu próximo destino.


Vista seu óculos. Aperte os cintos e boa viagem. Bem vindo ao futuro.