Ponte de Rialto, em Veneza: Conheça o Grande Canal em 360 graus

Conheça a experiência imersiva em 360 graus da minha viagem para Veneza, na Itália, onde visitei a Ponte de Rialto, a mais antiga ponte em arco sobre o Grande Canal.

Se você ainda não teve a chance de conhecer Veneza, vou ajudar a entender um pouco o que ela é: Imagine se a Avenida 23 de Maio em São Paulo fosse um enorme rio. Agora, troque os carros e ônibus por lanchas e barcos de passageiros.

A Ponte sobre o Grande Canal

Ponte de Rialto sobre o Grande Canal em Veneza, na Itália
Ponte de Rialto sobre o Grande Canal em Veneza, na Itália

Esqueça bicicletas, motos ou qualquer outro veículo que utilize rodas.

Em Veneza, tudo depende das embarcações: lanchas viram ambulâncias e os barcos maiores, ou vaporetto, operam como coletivos com direito a pontos de parada e bilhetes de acesso.

No meio desse cenário caótico de vaporettos levando turistas, lanchas cruzando as águas com as sirenes ligadas e as tradicionais gôndolas disputando seu espaço - e tentando não virar - é que surge a imponente Ponte de Rialto, um dos principais cartões postais de Veneza e a principal via de ligação da cidade.


História

Grande Canal, Veneza, Itália
Grande Canal, Veneza, Itália

A história da Ponte de Rialto vem de 1181 quando o arquiteto Nicoló Barattieri projetou e construiu sua primeira versão de madeira, na época batizada como Ponte della Moneta. Com a evolução do comércio e aumento no número de barcos, essa ponte foi substituída em 1250 por uma outra, também de madeira.

Já nesse período surgiram as famosas lojas montadas sob ela, com o objetivo de custear a sua manutenção.

A Ponte de Rialto é atração turística na cidade de Veneza
A Ponte de Rialto é atração turística na cidade de Veneza

Em 1551 diversos arquitetos famosos foram convidados para apresentarem seus projetos. Entre eles estavam Michelangelo, Sansovino, Palladio e Vignola.

Mas nenhum projeto agradou e a ponte acabou sendo desenhada por Antonio da Ponte e construída entre os anos de 1588 e 1591. Ela é formada por um grande arco no centro e duas rampas laterais com direito a escadas e lojas.

Vista do Grande Canal a partir da calçada próxima à Ponte de Rialto
Vista do Grande Canal a partir da calçada próxima à Ponte de Rialto

Essa ponte está firme e forte até hoje e recebe, todos os dias, milhares de visitantes que querem fotografar a intensa movimentação do grande canal.

É um vai e vem de vaporettos, lanchas cruzando o canal em alta velocidade e o sangue frio dos gondoleiros para manter suas gôndolas - e os turistas embarcados - secos e seguros.


Imagens para guardar de lembrança para uma vida inteira. Se você tiver fotos e histórias de viagens para Veneza, publique nos comentários... outras pessoas gostarão de ver.