Circuito das Águas: conheça o Santuário do Senhor Bom Jesus

Esse é o único santuário da região e recebe anualmente uma multidão de fiéis.

É impossível falar de Monte Alegre do Sul e não falar em religiosidade. As capelas, igrejas e o Santuário do Senhor Bom Jesus já apresentam a forte ligação religiosa da cidade. 

Santuário do Senhor Bom Jesus, o único santuário da região


Entre os colonos que vieram para essa terra, havia o senhor Theodoro de Assis, homem simples que, num ribeirão, encontrou uma imagem do Senhor Bom Jesus.

O devoto, contando com o bom senso do patrão, ergueu no terreno de sua casa uma pequena capela de pau a pique, sob a proteção do Senhor Bom Jesus. Contudo, o senhor Antonio Pereira Marques insubordinou-se com a atitude de Theodoro, que construiu em suas terras a capelinha sem autorização, e mandou demolir a capela.

O velho Theodoro não desistiu da luta. Foi procurar o sitiante Lourenço de Godoi, que ofertou a Theodoro um terreno para a construção da capelinha. Esta foi erguida onde hoje está o coreto da Praça Bom Jesus. 

O ano era 1873. Theodoro encontrou a imagem no dia 6 de agosto desse mesmo ano. A data, então passou a ser comemorada em homenagem ao padroeiro e marcou também a fundação da cidade de Monte Alegre do Sul.

Uma linda igreja de uma linda cidade. 


    
Através dos anos, o bairro da Capelinha foi crescendo, sempre ao redor da igrejinha erguida por Theodoro, hoje considerado o fundador do município.

Em 1882, o capitão José Inácio resolveu, com o auxílio dos moradores e devotos, construir uma igreja maior. Fê-lo onde hoje se situa o Santuário do Senhor Bom Jesus. Alexandrino do Rego Barros, que fundou a primeira escola da cidade, foi nomeado pároco da recém-construída igreja.

Um ano mais tarde, o capitão José Inácio construiu a casa paroquial e um prédio para a escola há pouco fundada, doando-os à Paróquia do Senhor Bom Jesus.

O Santuário foi construído em arquitetura neoclássica e reúne elementos da Renascença e do Barroco. Foi projeto de Henrique Mondelli em 1909 e inaugurado em 6 de agosto de 1919, pelo então Bispo Dom Nery, de Campinas. 

A construção foi inspirada na igreja italiana de "Il Gesú" de Roma. Seu altar-mor tem como destaque a sua beleza arquitetônica. É todo entalhado em madeira e os demais altares em mármore esculpido. Seu interior é ornamentado por belíssimas pinturas do renomado artista italiano Domenico Rocco. 

O Santuário, restaurado em 1997, recebe diversas romarias. É o único santuário do Circuito da Águas Paulista.

Neste ano, será celebrada, entre os dias 3 e 6 de agosto, a 145ª Festa do Padroeiro. 

Endereço: Praça Bom Jesus, 10 – centro
Monte Alegre do Sul/SP – CEP 13910-000 – Cx. Postal 42
Telefone: (19) 3899-1230

Programação das Missas no Santuário:
Quarta-feira: 19h – Missa da Novena Perpétua do Senhor Bom Jesus
Sexta-feira: 07h (toda 1ª sexta-feira do mês, às 19h, Missa do Sagrado Coração de Jesus)
Sábado: 18h
Domingo: 08h e 19h

Fonte: Site Oficial de Monte Alegre do Sul